Redes sociais que convertem: como extrair o potencial da ferramenta
- Vinicius Machado
- 29 de mar. de 2021
- 3 min de leitura

Que as redes sociais são extremamente importantes dentro das estratégias de marketing todo mundo já sabe. Embora seja interessante lidar com elas com certa cautela, como tratado no artigo “Entenda quais métricas realmente importam para o seu negócio”, elas têm um alto potencial de conversão, especialmente se utilizadas da maneira correta. Assim, para ajudar você a entender como fazer das redes sociais verdadeiras aliadas
A Presença Nas Redes
Atualmente, criar uma conta no Facebook, Instagram ou Linkedin é uma das grandes portas de entrada de uma empresa no digital. Antes de estratégias de inbound e até mesmo da criação de um site ou um e-commerce, as pessoas já estão nas redes sociais. Estamos em uma era em que essa é a premissa da sobrevivência da empresa, conceito que não está de todo errado. Porém, mais do que simplesmente estar nas redes, porque não fazer delas uma ferramenta a mais para lucrar?
Ao mesmo passo em que o número de pessoas que acessam as redes sociais diariamente aumentou, cresceu também a exigência. Ou seja, mais que propagandas, as pessoas estão na ânsia de encontrar conteúdo de qualidade. Entretenimento, curiosidade, dicas, passo a passo, a solução dos problemas ou mesmo aprender mais é o que as motivam a acompanhar publicações nas redes sociais.
Entendendo isso, é o momento de oferecer para as pessoas conteúdo. Demonstrar por meio dos posts o valor que a sua empresa tem. Compartilhar processos, experiências e informações que agreguem conhecimento faz com que um engajamento genuíno seja criado, que com o tempo se transformará em venda.
De forma prática, estar realmente ao lado do cliente é o que faz a diferença. Mostrar situações em que ele pode ou deve usar o seu produto, a resistência, qualidade e durabilidade dele, além de prestar um bom serviço de atendimento são cruciais para o fechamento de uma compra. Muitas pessoas têm problemas, por exemplo, com o e-commerce e recorrem às páginas nas redes sociais para solucionar. Essa também é uma característica das redes e que merece atenção.
Desvendando As Redes Sociais
A seguir algumas dicas das características das redes sociais para inspirar você a fazer posts melhores.
As possibilidades de interação dentro de uma publicação no Facebook são: reações, além da curtida, comentários e compartilhamento. As reações são bastante características e podem ser um indicativo do tipo de conteúdo a ser postado. Por exemplo: além de coisas que as pessoas possam gostar (curtir), as publicações podem despertar sentimentos de amor ou riso. Em uma rede em que as amizades se dão por meio do aceite de ambas as partes, geralmente as pessoas compartilham coisas que façam sentido não só para ela, como também para as demais pessoas da rede.
Essa é uma ferramenta que se desmembra em várias. Além das publicações no feed, ainda é possível postar conteúdo no Reels ou Story, este último com uma série de possibilidades de engajamento diferenciadas, como perguntas, enquete e teste. Ele permite também que as pessoas que o acessam possam consumir o conteúdo com uma experiência diferente, como ao som de uma música. Assim, o Instagram se torna mais próximo de conteúdos interativos e dicas rápidas, já que embora sejam destinadas muitas horas do dia para o uso da ferramenta, a quantidade de conteúdo também é vasta para se manter atualizado.
Diferentemente das redes sociais anteriores, o Linkedin é voltado ao mundo corporativo. Ele também permite várias reações diferentes em uma publicação, mas com outros objetivos. Aqui, a pessoa parabeniza uma iniciativa, se encanta com uma ideia ou a considera interessante, por exemplo. As publicações são mais voltadas ao sucesso profissional ou como aprimorar a carreira. Um ótimo lugar para divulgar novas vagas.
Posts Replicados Em Redes Sociais Funcionam?
A grande maioria das empresas replica o seu conteúdo em todas as redes. Embora cada uma tenha sua particularidade, essa prática não é ruim se o conteúdo for estratégico. Busque elaborar algo que no todo contemple a todas. Demonstre valor e agregue conhecimento, e porque não, que inspire, divirta e faça com que as pessoas entendam que o propósito da marca é mais que vender, mas estar próxima. Assim, mesmo sem perceber, a pessoa acaba se deixando levar pelos valores e produtos, até que quando precisar de algo se lembrará de você.
Comments